Projecto " Saberes e ambiente" em evolução no CEAN

O Projecto intergeracional com a Universidade Sénior de Campo Maior e a Escola Secundária local está em acção. Nesta fase as actividades do CEAN estão divididas por dois sub temas:



1º sub tema
“Estudo e caracterização da biodiversidade dos ecossistemas de montado”

A lógica do sub-tema gira em redor da vida misteriosa e gloriosa do longínquo bosque mediterrânico e dos actuais Montados. A riqueza em biodiversidade e as suas ameaças ao longo destes cerca de 12 000 anos de utilização / transformação pelo Homem são o ponto de partida para uma aventura de descoberta que as crianças estão a realizar. Partindo do original Bosque Mediterrânico vamos descobrir o deslumbrante e fugaz “Lince Ibérico”, o grande lagarto “ Sardão” e o carinhoso e rápido “Coelho” que sustenta a base da cadeia alimentar de muitas espécies do montado actual e do antigo Bosque. As actividades associadas à fixação do Homem e o desenvolvimento agrícola e pecuário/pastoril levaram a grandes transformações na base desta floresta. A evolução levou ao surgimento de quatro habitats diferenciados e bem definidos nos quais se adaptaram espécies diferentes. No ano em que se comemoram 200 anos do nascimento de Darwin e 150 anos de publicação de _A Origem das Espécies_ pensamos ser importante desvendar para as crianças a adaptação e evolução selectiva das espécies, sendo este projecto um exemplo próximo fisicamente o que pode ajudar a visualizar os fenómenos.
O Montado com uso cerealífero, o Montando para uso pastoril/ pousios, os Azinhais e os matagais, são exemplos das diferentes utilizações praticadas pelo Homem no montado, o que afecta as espécies ai existentes e suas adaptações.
Em todos eles a linha evolutiva e a selecção natural ditou a adaptação de espécies diversas levando a uma rica biodiversidade. Vamos neste projecto descobrir os habitantes da nossa floresta autóctone e caracterizá-los. Estudaremos as suas características e ameaças e agruparemos os mesmos segundo os seus Habitats.
Sequência do Sub-tema
• Visita temática de um técnico convidado | Franscisco Pessoa | Introdução ao tema e relatos da sua experiência profissional no montado. Revisão histórica do Bosque Mediterrânico.
• Visita do Senhor Júlio Trindade | Artesão Pastoril |
Criação de elementos da maqueta em cortiça e madeira de azinheira representativos dos usos e tradições do montado. Sessão prática de arte pastoril com as crianças.
• Sessão teórica de iniciação ao Sub-projecto |O Montado, por Ana Cámelo|
Apresentação do sub-projecto e exploração de possíveis su-temas com as crianças.
• Selecção pelas crianças dos dois Sub- temas
1. O Montado, uma floresta encantada
2. Usos e Tradições do Montado
• Pesquisas, recolhas de informação e criação de conteúdos para guião.
1. Bosque Mediterrânico
|Lince-Ibérico|Coelho|Sardão|
2. Matagais
|Javali|Águia Imperial Ibérica| Cegonha Negra|Gineta|
3. Pastagens
|Mocho Galego|Lebre|Pega-Azul| Abutre Negro|
4. Montado com culturas cerealíferas
|Sisão|Tartaranhão Caçador|Peneireiro Cinzento| Grou|

• Criação de ilustrações pelas crianças para o guião.
• Escrita do guião da peça de teatro “O Montado, um refugio encantado”.
• Inicio dos ensaios do grupo para a representação.
• Criação da BD sobre o guião da peça.
• Preparação da apresentação do sub-tema aos grupos da US de Campo Maior e ES Campo Maior.
• Conclusão do Guião final do Sub-tema
~
Objectivos do Sub-Tema

1. Desenvolver o espírito investigativo;
2. Desvendar os mistérios do montado actual e suas ameaças;
3. Pesquisar informação em guias de campo e livros de especialidade científica;
4. Pesquisar na Internet informação relevante;
5. Filtrar a informação;
6. Resumir o fundamental com linguagem própria;
7. Caracterizar a fauna associada ao bosque mediterrânico ancestral;
8. Caracterizar a fauna associada ao Montado cerealífero, Azinhais, matagais e Pousio/pastoril;
9. Descobrir a importância do montado e sua biodiversidade;
10. Criar um texto dramático baseado em conhecimentos científicos e sociais associados ao Montado actual;
11. Interpretar o texto dramático representado com rigor os diversos intervenientes /papeis;
12. Sensibilizar as crianças e o público em geral para a importância de preservar o montado e sua biodiversidade;
13. Divulgar a figura e os métodos de recolha de informação de C. Darwin , no ano comemorativo dos seus 200 anos de nascimento e sua importância para a comunidade científica;
14. Divulgar a riqueza e potencial da nossa floresta autóctone bem como as suas ameaças e perigo de desertificação;
15. Promover o rigor de desenho científico e naturalista na ilustração do projecto pelas crianças.

2º sub tema
“Estudo e caracterização dos usos de exploração do Montado e suas tradições”

Desde o momento em que a ultima era glaciar terminou |Glaciação wurm,aproximadamente 18 000 a.c.| o clima no planeta “estabilizou”, aqueceu e transformou a forma de vida dos nossos antepassados. A sedentarização do Homem nos povoados do Neolítico e a capacidade que tiveram em descobrir o potencial da agricultura e da pastorícia deu início a uma enorme revolução cultural. É aqui que reside o nosso sub-tema! A transformação do Bosque Mediterrânico primitivo no actual Montado como o conhecemos.
As suas actividades, tradições e consequentes transformações levaram a que o Montado seja hoje sustentável do ponto de vista económico e social. O Montado de Azinho, a nossa riqueza e singularidade nacional, é um potencial enorme , pela dinâmica pecuária do Porco preto, quer pelo apoio a actividades paralelas como o cultivo de cereal, o pastoreio ou a caça. São hoje os factores de sobrevivência do Montado que resiste! A arte pastoril é retratada neste projecto com a participação do Senhor Júlio que colaborou com as crianças na construção de algumas peças da maquete. As tradições associadas à arte pastoril e usos e costumes de outros tempos fazem parte da recolha realizada com pesquisas junto da família. Em resumo, criámos uma maquete exploratória do sub-tema, representativa da vida no montado, tradições, usos e costumes e desvendamos com base em relatos e pesquisas vivas, do passado e presente associadas ao Montado. O usos do montado com cultivo de cereal, as pastagens e os matagias serão representados com as suas múltiplas actividades Humanas. Este é um pequeno contributo sobre a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável com base nos produtos da nossa terra, preservando, evoluindo em harmonia e respeitando a bioética necessária face ás ameaças actuais do aquecimento global, da desertificação e da perda de biodiversidade.
Uma introdução inicial sobre a evolução do montado e caracterização dos seus diversos usos actuais dará origem a um guião onde abordaremos as actividades agrícolas, pecuárias e pastoris, bom como as tradições associadas como o caso da caça, da matança do porco e recolha de ervas aromáticas e espargos. A arte pastoril será retratada com uma entrevista ao Senhor Júlio.
Sequência do Sub-tema
• Visita temática de um técnico convidado | Franscisco Pessoa | Introdução ao tema e relatos da sua experiência profissional no montado. Revisão histórica do Bosque Mediterrânico.
• Visita do Senhor Júlio Trindade | Artesão Pastoril |
Criação de elementos da maqueta em cortiça e madeira de azinheira representativos dos usos e tradições do montado. Sessão prática de arte pastoril com as crianças.
• Sessão teórica de iniciação ao Sub-projecto |O Montado, por Ana Camelo|
Apresentação do sub-projecto e exploração de possíveis su-temas com as crianças.
• Selecção pelas crianças dos dois Sub- temas
1. O Montado, uma floresta encantada
2. Usos e Tradições do Montado
• Pesquisas, recolhas de informação e criação de conteúdos para guião.
1. Usos do Solo | searas, Matagais, pastagens|
2. Ervas aromáticas do Montado
3. O Porco Preto
4. A pastorícia
5. A caça
6. Os produtos da Azinheira, a lenha e bolota
7. A arte pastoril

• Criação de ilustrações pelas crianças para o guião.
• Criação da maquete.
• Preparação da apresentação do sub-tema aos grupos da US de Campo Maior e ES Campo Maior.
• Conclusão do Guião final do Sub-tema

Objectivos do Sub-Tema

1. Desenvolver o espírito investigativo;
2. Desvendar os mistérios do montado actual e suas ameaças;
3. Pesquisar informação junto da família e amigos;
4. Pesquisar na Internet informação relevante;
5. Filtrar a informação;
6. Resumir o fundamental com linguagem própria;
7. Caracterizar os usos do Montado;
8. Pesquisar sobre ervas aromáticas do Montado;
9. Descobrir a importância do montado para o porco preto;
10. Criar uma maquete representativa do montado e seus usos;
11. Caracterizar a actividade pastoril no montado;
12. Sensibilizar as crianças e o público em geral para a importância de preservar o montado e suas actividades;
13. Divulgar a arte pastoril;
14. Divulgar a riqueza e potencial da nossa floresta autóctone bem como as suas ameaças e perigo de desertificação;
15. Recolher junto da família receitas com base nas actividades e recursos do Montado ( O borrego, o Porco Preto, a Vaca, as ervas aromática, a caça, entre outras).
16. Recolha de dados pelo método de entrevista a caçadores sobre a actividade cinegética e sua importância para o Montado e vice versa.

Mensagens populares