Brigada verde - Centro Educativo Alice Nabeiro

Jovens auditores Industriais
Numa lógica de gestão das partes comuns do planeta, pensámos num programa de Jovens auditores do ambiente em espaços industriais podendo desta forma as crianças evoluírem nas abordagens já realizadas no CEAN (Guardiões de Zeus- Gestão ecológica do CEAN) e no projecto (Um rio Uma casa- Gestão dos recursos hídricos da nossa terra). Ser pró activo perante a realidade local é fundamental nos dias actuais, onde as crianças de hoje serão importantes na mudança que se pede urgente para o futuro próximo. A organização de um processo de auditoria ambiental pelas crianças (com apoio e acessória de técnicos especializados quer do Grupo Nabeiro, quer dos parceiros GEDA e QUERCUS) é de grande valor quer pelo processo em si e pela responsabilidade que carrega, quer pela partilha inter-geracional, quer pela partilha familiar pois muitas das crianças vão encontrar os seus familiares no local de trabalho. Ganha desta forma uma dimensão mais profunda a dinâmica que se quer profícua na redução da pegada ecológica da produção industrial em Campo Maior e das famílias em geral.



1.
Acções com especialistas Grupo Nabeiro para criação do Guião de auditoria;
2.
Criação de uma maquete pelas crianças do grupo de auditores, da unidade industrial da NOVADELTA que representa os diversos temas focados na auditoria e que ficará em exposição no Parque Solar.
3.
Acção de sensibilização para o impacte das actividades humanas em meio natural promovido pelo GEDA com apresentação de filme sobre a Barragem do Caia e a poluição ai existente que chega pelos afluentes contaminados com resíduos domésticos e agrícolas.
4.
Auditorias nas unidades Industriais de Campo Maior (NOVA DELTA- Argamassas)
5.
Criação de painéis de conformidade e não conformidade;
6.
Análise dos dados recolhidos nas auditorias por tema;
7.
Reunião com especialistas para discussão dos resultados;
8.
Semaforização das medidas nos locais visitados com os painéis criados;
9.
Auditoria final para verificação de alterações de comportamentos quotidianos dos funcionários;
10.
Acção de Sensibilização da comunidade para a reutilização de sacos de plástico nos supermercados com oferta de sacos reutilizáveis construídos pelos auditores com películas das fábricas auditadas. Esta acção decorrerá nos Supermercados Alentejo.
11.
Comunicação dos resultados finais a todos os intervenientes.

Mensagens populares